São Luís-MA

História da Cidade


São Luís foi fundada em 08 de setembro de 1612, quando uma expedição francesa comandada pelo conquistador francês Daniel de La Touche (Senhor La Ravardiere), com apoio de Maria de Médicis, parte de Saint-Malo, na Bretanha, para fundar a França Equinocial, na região dos trópicos. A cidade, que recebeu o nome de São Luís em homenagem ao rei da França, passou ao domínio português logo depois, em 1615, dando fim ao projeto de criação da chamada França Equinocial.
O Reino de Portugal, no entanto, ainda teria que lutar muito para manter sob sua dominação aquela ilha úmida e fértil, banhada de muitas águas e empurrada, dia a dia, por movimentos ferozes de maré. Em 1641, chegaram os holandeses, que já haviam invadido parte do Nordeste do Brasil (Recife, Olinda, Salvador), de olho na indústria açucareira da região. Após saques, igrejas roubadas e escaramuças pelas ruas da cidade e pela costa de São Luís, uma paralisação da economia tomou conta da região. Durante um grande período, os holandeses ainda tentaram se expandir para outros engenhos maranhenses.
Finalmente, insatisfeitos, os portugueses iniciaram, em 1642, os movimentos de revolta e de mobilização para expulsar os holandeses dali. Após guerrilha que durou cerca de três anos e uma violenta batalha que levou a morte de muitas pessoas, os holandeses foram expulsos de São Luís, em 1644. A partir daí, os portugueses passaram a criar mecanismos de incentivo para a colonização da província.

São Luís: herança histórica, patrimônio mundial e destaque nacional

São Luís, localizada numa ilha no litoral do Maranhão, no Nordeste do Brasil, em uma região que faz a ligação das regiões Norte e Nordeste do país, tem em sua miscigenação étnica, com influências francesa, holandesa, portuguesa, africana e indígena, a sua verve cultural e maior riqueza, consolidadas pelo reconhecimento internacional com o título de Patrimônio Mundial em 1997, pela UNESCO.
A história de São Luís está escrita nas ruas, nas calçadas de pedras, nas fachadas azulejadas e nos casarões coloniais do seu Centro Histórico, formado por aproximadamente 3.500 edificações de grande valor histórico e artístico.
Quem escolhe a cidade de São Luís vive as melhores sensações ao juntar em uma só programação turística, história e patrimônio, a cultura viva de suas manifestações tradicionais e festas populares, gastronomia e artesanato, e a bela paisagem de mar e dunas que cerca a ilha e seus arredores.
São Luís reúne atributos que superam as expectativas de seus turistas, seja em viagens a lazer ou a negócios e eventos. Além do reconhecimento pelo seu patrimônio arquitetônico histórico e pela sua oferta cultural, em um entorno natural singular, a capital do Maranhão também conta com serviços e infraestrutura turística de qualidade, com variadas ofertas de hotéis, restaurantes e empresas do segmento turístico, além de excelentes shoppings e espaços para eventos e entretenimento.
A cidade de São Luís foi eleita Capital Brasileira da Cultura, em 2009, e Capital Americana da Cultura, em 2012. Visite e sinta a história, a cultura e a paisagem de São Luís!

Patrimônio Mundial

Cidade eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial, São Luís tem entre suas principais atrações um Centro Histórico formado por aproximadamente 3.500 edificações de grande valor histórico e artístico, composto por ruas e calçadas de pedras, fachadas azulejadas e casarões ainda com características coloniais. Seu conjunto arquitetônico colonial é a sua marca mais forte. Em roteiros por palácios, monumentos e ruas testemunhas da presença portuguesa, herança histórica de São Luís, é possível conhecer, de fato, a dimensão cultural e artística desse exclusivo conjunto arquitetônico.
No Centro Histórico é possível incluir em sua programação turística um passeio pela Rua Portugal e Rua do Trapiche, contemplar as Igrejas de São Luís, visitar o Teatro Arthur Azevedo, ir ao Palácio Episcopal, e observar a Azulejaria presente na maior parte dos monumentos arquitetônicos de São Luís, e espalhadas nos vários museus presentes na região.
Ainda no Centro Histórico é possível fazer uma pausa para tomar um suco, uma água de coco, um café, e experimentar os quitutes produzidos na região em bares e restaurantes instalados pelos arredores das praças.

Cultura Viva

A Festa de São João, com seus diversos Arraiais, é celebrada durante todo o mês de junho e presta homenagens a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Assim como o carnaval, a celebração faz uma junção perfeita dos ritmos e rituais das festas populares da região, em que o sagrado e o profano se juntam.
O tradicional Bumba-Meu-Boi, considerado uma das manifestações culturais mais importantes da região, está vinculado ao calendário religioso, assim como grande parte das outras festas populares, como a Folia de Reis, o Divino Espírito Santo e o Cacuriá.
O Tambor de Crioula, realizado sem local específico ou calendário pré-fixado, ocorrendo em qualquer dia do ano – com maior concentração no carnaval, festejos juninos e em agosto, em homenagem a São Benedito, foi eleito patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e outras danças, como a Dança do Coco, a Dança do Lelê e as Quadrilhas, sintetizam as cores, formas e texturas das artes e também do Artesanato locais, encontrados na Feira da Praia Grande, na Casa de Nhozinho, CEPRAMA e Casa da Festa.
E para que sua viagem seja marcada pelos cheiros, sabores e cores de uma rica e saborosa Gastronomia, aproveite para conhecer os ingredientes e temperos de influências indígena, portuguesa, africana e francesa servidos nos aconchegantes restaurantes da cidade e também na Feira da Praia Grande e arredores, além dos vários festivais gastronômicos realizados na cidade.
Devido à sua localização no inicio da Amazônia, São Luís oferece sensações múltiplas e únicas. As receitas mais conhecidas fazem reverência, quase sempre, aos frutos do mar. Mas a riquíssima flora da região proporcionou, ainda, o surgimento de uma culinária de doces e quitutes, com destaque para as frutas nativas como bacuri, buriti, murici, jenipapo, tamarindo, caju, cupuaçu, jaca e juçara (ou açaí), e a farinha, produzida à partir da mandioca. Arroz de Cuxá, Torta de camarão, Doce de Espécie e até o Guaraná Jesus e uma dose de Tiquira, não podem faltar nos cardápios de quem visita São Luís.

Paisagem Natural e Cultural

Mar, dunas e praias rodeiam toda a ilha de São Luís, que associadas ao Centro Histórico, configuram uma paisagem cultural singular. Com vista privilegiada do mar e abrigando o Forte São Luís está o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão, donde é possível avistar, durante a alta da maré, o encontro do rio Bacanga (à esquerda) com o rio Anil (à direita).
O local representa um dos maiores símbolos da cultura maranhense, não apenas por estar no alto do promontório onde nasceu a cidade, mas também por sua trajetória histórica, sua arquitetura e seus bens móveis e artísticos.
Próximo ao Palácio dos Leões está o Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura Municipal de São Luís, construção que já funcionou como casa de câmara e cadeia.
Mais adiante pode ser contemplada a Igreja da Sé (Catedral Metropolitana de São Luís), o mais importante monumento religioso do Maranhão, que traz como principal característica arquitetônica o altar principal banhado a ouro, além das paredes azulejadas e o seu projeto em forma de cruz.
Completando a paisagem, as tradições da pesca artesanal podem ser observadas com as embarcações típicas estacionadas na maré enquanto não estão em alto mar. A prática resulta em abundante captura de camarão, sururu, caranguejo, siri, pescada, tainha e outros peixes de água salgada ao longo da costa do Maranhão. É possível encontrar uma enorme variedade de peças utilizadas na pesca artesanal na Feira da Praia Grande e também no Estaleiro Escola, onde estão a memória e as técnicas de produção das embarcações tipicamente maranhenses, como barcos e talos utilizados para cercar peixes no mar.

Sensações do Norte e Nordeste

São Luís tem uma localização privilegiada dentro do Brasil, ligando o Norte ao Nordeste, proporcionando aos visitantes sensações e estímulos diversos. Os elementos e influências das duas regiões brasileiras estão por toda parte em São Luís.
São Luís é uma ilha e está localizada no Nordeste do Brasil. Capital do Estado do Maranhão, a cidade está ao Norte do Estado e ocupa mais da metade da ilha.
Seja através de sua Cultura, por meio de danças, folclore, músicas, festas e personagens; ou de sua Identidade, por meio da história, da herança, das influências estrangeiras e indígenas presentes em seus sotaques, linguajar, jeito de viver e do orgulho de ser ludovicense (quem nasce em São Luís).
Completam essas sensações e estímulos, a sua rica e espetacular Gastronomia, elaborada com frutos e alimentos da culinária amazônica, do interior e do litoral brasileiros, e com elementos e especiarias de origem francesas, holandesas e portuguesas, sem contar o modo de fazer, que carrega a miscigenação de vários povos e épocas; e o Artesanato, elaborado com matéria prima genuína e exclusiva da região, São Luís oferece ao turista uma experiência única!

Arredores de São Luis
 Quem visita São Luís, além da cidade Patrimônio Mundial, tem a oportunidade de conhecer outros encantos do Maranhão. Sem sair da Ilha de São Luís é possível se surpreender com as antigas colônias de pescadores de Raposa e São Jose do Ribamar, municípios que vivem basicamente da pesca e do artesanato.
Na Raposa, além dos pescadores que se dedicam à pesca artesanal por riachos e igarapés que cortam a cidade, vivem as famosas mulheres rendeiras, que fabricam as delicadas rendas de bilro. Já na cidade balneária de São José do Ribamar a religiosidade é a marca mais forte, por abrigar um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste em homenagem a São José, o padroeiro do Maranhão. Além das festas religiosas, a região se destaca pela culinária, pelas tranquilas praias urbanas e desertas, e pelo artesanato em cerâmica.
Localizado no continente, à uma hora de barco de São Luís, a cidade monumento Alcântara é Patrimônio Histórico Nacional, por também ser cortada por ruas e becos com casarões e sobrados que formam o conjunto arquitetônico e histórico dos tempos da Colônia e do Império. Mas ali também é sede do moderno e tecnológico Centro Espacial de Alcântara, o único centro espacial da América Latina.
Do Maranhão, além de São Luís outro município integra a lista dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional: Barreirinhas. Não à toa, pois a cidade é a porta de entrada do espetacular Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica distante cerca de 300 quilômetros de São Luís. O lugar é famoso pelos deslumbrantes lençóis formados por dunas de areias brancas e lagoas de águas pluviais refrescantes. Paisagem única, os Lençóis Maranhenses complementam a viagem de quem escolhe São Luís como destino turístico.

CONTATOS IMPORTANTES
 Prefeitura da Cidade de São Luís - (98) 3212-8000
 Secretaria Municipal de Turismo - Central de Serviços Turísticos - (98) 3212-6209/6211
 Secretaria Estadual de Turismo - (98) 3231-4696
 São Luís Convention Visitors Bureau - (98) 3221-0771 / 3232-7712
 Aeroporto - (98) 3217-6105/6101/6134
 EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária - (98) 3216-6000
 Serv Porto - (98) 3222-4433/8926
 Rodoviária - (98) 3275-9886
 Terminal Hidroviário - (98) 3232-0692
 Terminal Ferroviário - (98) 3218-5114/5115
 Delegacia Especial do Turismo - (98) 3214-8682
 Polícia Rodoviária Federal 24h - (98) 3254-0317
 Polícia Civil 24h - (98) 3214-8654
 CIOP – Central Integrada de Operações - (98) 190
 Polícia Militar - (98) 191
 Polícia Federal - (98) 3244-4791
 Corpo de Bombeiros - (98) 193
 Guarda Municipal - (98) 153
 Ambulância – SAMU -(98) 192
 Disque Denúncias - (98) 181
 Procon - (98) 3231-0076
 Receita Federal - (98) 3221-2587/3225-4521

 FONTE: Prefeitura de São Luís